terça-feira, 13 de março de 2007

A raça Indubrasil



História da raça:

O Indubrasil e uma raça zebuína formada pelos criadores do Triangulo Mineiro, razão pela qual foi, durante muito tempo, denominada Induberaba. Ela não resulta apenas do cruzamento das raças gir e guzerá, como pode parecer ao simples exame superficial, mas está constituídas pela fusão dos patrimônios hereditários das numerosas raças importadas, entre elas o Ongole, Misore, Hissar, Sindi e outras.

Curiosidade

A quase totalidade dos fazendeiros do principio do século desconhecia as características das raças indianas e maior dificuldade encontrava para distinguir os puros zebus dos mestiços de alta cruza com o gado europeu. Por esse fato, eram levados a dar preferência aos exemplares possuidores de orelhas longas, de barbela e umbigo desenvolvidos e de cupim volumosos, predicados esses que impressionavam à primeira vista.

Aspecto gerais da raça

O Indubrasil é mais pesado, mais forte, porém mais grosseiro, apresentando falta de uniformidade como exemplares com pernas finas, compridas e ossudas e exemplares de pernas curtas, corpo largo, e musculatura desenvolvida, sendo considerados ótimos produtores de carne. Entretanto o Indubrasil se destaca principalmente pela sua precocidade. O Indubrasil representa 4,5% do rebanho zebuíno nacional.

Características morfológicas

· Pelagem: branca, cinza ou vermelha, sempre sob pele escura e bem pigmentada.
· Cabeça: largura e tamanho médio, com perfil subconvexo.
· Orelhas longas e pendentes. O Indubrasil apresenta a mais comprida orelha entre as raças bovinas do mundo.
· Chifres: médios.
· Olhos: escuros, elípticos, de olhar sonolento, protegido por peles.
· Umbigo: reduzido
· Cauda e vassoura: comprida e fina, na linha ou abaixo dos jarretes. Vassoura ligeiramente mesclada.
· Úbere e tetas: de volume médio, com pele sedosa, tetas sedosas e bem distribuídas.


Cruzamento

A raça, comumente, não e muito utilizada no cruzamento com o gado europeu.Por outro lado, milhares de garrotes da raça zebuína nacional foram encaminhados para a zona de criação de gado de corte, no norte de Minas, nos estados de mato Grosso e Goiás, e para o oeste de São Paulo, a fim de servirem em rebanhos de gado nacional ou mestiço. A zebuizaçao do rebanho bovino nacional operou-se, em grande parte, através do sangue Indubrasil.

Opinião

O Indubrasil ainda esta longe de apresentar a uniformidade de tipo, porem, se há bois, grandes e ossudos, há também excelentes novilhos, de elevado rendimento no corte.O rebanho, de um modo geral não e homogêneo, apresentando acentuada variabilidade, donde a importância à necessidade de trabalho seletivo. Visa-se obter pela seleção um tipo misto mais bem conformado a tríplice aptidão: carne, leite e trabalho, com acentuada tendência para o corte.

Autor(a): Fabrísio de Eustáquio Resende
Fonte: http://www.nucleoestudo.ufla.br/nepec/indubrasil.htm

Nenhum comentário: